Geração micro-ondas
Se alguém está em Cristo é uma nova criatura.
Deus faz um excelente trabalho dentro de nós quando nascemos de novo. As coisas velhas se passaram e tudo se fez novo. Mas eu quero lhe lembrar que existe um trabalho incessante em nossa alma para a renovarmos. E, isto exige dedicação da nossa parte. Lá, na alma, nem TUDO se fez novo ainda…
O nosso comportamento demonstra muito de como está a nossa alma e as nossas emoções. Ninguém consegue disfarçar o tempo todo como está se sentindo, em algum momento, isso vai ser manifesto.
Eu posso dizer que guardo o meu coração, que meu coração está correto, mas é necessário um comportamento correto. E isto é um processo. Ou seja, vai levar tempo. Enquanto está crescendo, você pode desfrutar do caminho para onde está indo. Você precisa celebrar o progresso que já teve. E nem sempre se concentrar no quão longe você ainda terá que ir.
Jesus disse quando estava perto de partir, Ele deixaria o Espírito Santo e que ficaríamos melhor se Ele fosse embora. (Estou parafraseando) Porque se Jesus não fosse embora, não poderia enviar o Espírito Santo.
E, eu me pergunto: “Como podemos ficar melhor sem Jesus?” Bem, Ele estava em um corpo humano e não poderia estar em vários lugares ao mesmo tempo. Hoje, o Espírito Santo veio, pode viver dentro de cada um de nós ao mesmo tempo. Trabalhando em cada um de nós, em todos ao mesmo tempo.
Neste momento, tem várias pessoas lendo este texto. Alguns, acabaram de nascer de novo, outros têm uma longa caminhada com o Senhor, e talvez, sejam maduros espiritualmente. Mas existem pessoas ao longo desse caminho em circunstâncias diferentes. Todos vocês lerão o que vou escrever, mas poderão entender de formas diferentes, dependendo do ponto em que estão neste caminho no Senhor.
Quero inicialmente lhe dizer que não existe sucesso da noite para o dia. Todo mundo quer começar algo e ser um sucesso. Não existe essa de ter algo GRANDE, MARAVILHOSO tudo de uma vez!
Nós estamos acostumados com tudo sendo instantâneo. Fazemos bolo instantâneo, imprimimos fotos instantaneamente, fazemos café instantâneo. Ou seja, QUASE tudo é “meio” instantâneo hoje em dia, mas você não pode ter maturidade espiritual instantânea. Hoje você coloca tudo no micro-ondas e acelera, você tem até a opção de acelerar áudios de mensagens que lhe enviam. Isso por sinal, não faço, porque tenho percebido que isso prejudica nosso cérebro. Não podemos acelerar os processos.
Não existe maturidade espiritual de micro-ondas.
Nós temos que passar por TUDO!
Deuteronômio 7.22 diz que Deus nos liberta de nossos inimigos de POUCO a POUCO.
Talvez você esteja pensando: “Eu só não gosto dessa palavra POUCO.”
Sinceramente, eu prefiro a palavra MUITO.
Eu prefiro sair do MUITO para o MAIOR. E do BOM para o MELHOR.
Mas o texto diz que vamos derrotar os nossos inimigos de pouco a pouco.
E curiosamente em Deuteronômio 7 diz que o Senhor expulsará essas nações de diante de ti pouco a pouco. Então, você não poderá eliminá-las de uma vez. Caso contrário, as bestas do campo se multiplicarão ao seu redor.
Agora, se olharmos para isso espiritualmente, veremos que tipo de lição vamos receber espiritualmente. Eu creio que o que Deus quer que entendamos é que, se tivermos uma rápida libertação de todos os problemas de uma só vez nós ficaremos tão orgulhosos. E o que acontece quando você fica orgulhoso? Você começa a tomar o crédito que pertence apenas a Deus para você.
E, honestamente, quando você é liberto de algo rapidamente, o que acontece é que, você não entende o porquê que alguém leva tanto tempo para fazer o que você faz tão rápido.
Particularmente, eu já lidei com algumas coisas que foram difíceis de me livrar. E ainda lido com algumas que não são tão simples de me livrar. Tem coisas que pessoas ao meu redor se livram mais rapidamente do que eu. Mas Deus começou a me mostrar que, muitas vezes, eu preciso passar por algumas coisas para poder entender o que outros passam e posso ajudá-los com a minha experiência naquela situação vivida.
Existem coisas que eu já passei que me fazem entender quando as pessoas estão passando e me pedem ajuda. Então, eu entendo se você chegar até mim dizendo que está tendo dificuldade em perdoar alguém, por exemplo. Quando alguém me diz que está tendo dificuldade em superar isso, ou me libertar daquilo.
Deus te usa de uma forma, e me usa de outra forma e está tudo bem!
Uma coisa eu sei: tudo na vida é processo…. Nada é automático e instantâneo quando se trata de crescimento e maturidade espiritual.
Deus tem um plano individual para a sua vida. E não olhe para como Ele lida com outra pessoa. Não tenha uma atitude ruim só porque Ele está lidando com alguém de uma forma diferente das dos outros.
Se algo acontecer muito rápido com você, não seja crítico e nem julgue as outras pessoas que não conseguem ser libertos numa área tão rápido quanto você. Lembre-se de que é de pouco a pouco para que não fiquemos orgulhosos.
A TRANSFORMAÇÃO LEVA TEMPO.
A palavra TRANSFORMAÇÃO no grego é a mesma que usamos para “metamorfo”. Da qual nós tiramos a palavra metamorfose. É disso que falamos sobre o processo que a lagarta passa e que leva tempo. Um verme que se torna uma linda borboleta em um processo incrível.
Não existe uma analogia melhor do que esta para exemplificar o nosso processo de nascer de novo e nos tornar nova criatura em Cristo. Não existe maturidade instantânea. Não se engane.
Busque a Deus, mude, se esforce para se ser liberto do que já sabe que precisa. Esses processos costumam ser solitários. Mas o resultado normalmente é visto pelos outros. Deus tem algo preparado para você, mas talvez você ainda não esteja pronto para isso. Ele precisa te preparar e isso levará um tempo. Tenha paciência consigo mesmo durante o processo.
Por Dione Alexsandra Ferreira – Publicitária, pós-graduada em Comunicação Digital; Professora do Centro de Treinamento Bíblico Rhema; autora dos livros “Superação” e “Jornada para a Liberdade”, publicados pela Editora Reinar e integrante do Departamento de Comunicação do Centro de Operações do Ministério Verbo da Vida.
* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Níveis de relacionamento