Para 84% dos cristãos, a sociedade esqueceu o real significado do Natal
Os cristãos reconhecem que a sociedade tem deixado de lado cada vez mais o verdadeiro sentido do Natal, de acordo com uma nova pesquisa da Ipsos feita nos Estados Unidos.
Cerca de 84% dos cristãos dizem que os EUA abandonaram o real significado do Natal. O número cai para 42% quando questionada a opinião geral dos americanos, não apenas dos cristãos.
A pesquisa não perguntou aos entrevistados sua visão do verdadeiro significado do Natal, um feriado cristão que celebra o nascimento de Jesus.
A Ipsos realizou a pesquisa de forma online de 9 a 11 de dezembro, com 1.023 adultos.
O sentimento de que as pessoas esqueceram o sentido do Natal é mais prevalente entre os republicanos, mais alinhados à direita (88%) e aqueles com mais de 50 anos (81%).
Os dados confirmam um estudo da Pew Research de 2017, que descobriu que a maioria dos entrevistados acreditava que os americanos estavam colocando menos ênfase nos aspectos religiosos do Natal.
“Alguns dos aspectos mais religiosos do Natal não são apenas menos proeminentes na esfera pública, mas também há sinais de que eles estão diminuindo na vida privada e nas crenças pessoais dos americanos”, disse o Pew sobre seu estudo.
“Por exemplo, houve um declínio perceptível na porcentagem de adultos americanos que dizem acreditar que os elementos bíblicos da história do Natal – que Jesus nasceu de uma virgem, por exemplo – refletem eventos históricos que realmente ocorreram. E embora a maioria dos americanos ainda diga que marca a ocasião como um feriado religioso, houve uma ligeira queda nos últimos anos na parcela dos que dizem fazer isso.”
No estudo da Pew, 55% dos entrevistados planejaram celebrar o Natal como um feriado religioso em 2017. Dessa maioria, 46% perceberam o Natal mais como um feriado religioso do que cultural, e 9% perceberam a ocasião como religiosa e cultural.